Antecipação de recebíveis: o que é?

São poucas as instâncias em que empresas do mercado imobiliário possuem capital já de início para viabilizar seus projetos. Comumente, para viabilizar a conclusão de empreendimentos é necessário buscar por um financiamento.

Antes, as linhas bancárias eram a única opção disponível em volume e com reconhecimento amplo do público. Entretanto, atualmente, existem oportunidades trazidas por novos players que desenvolveram soluções de crédito personalizadas.

Uma delas, entre as mais procuradas, é a antecipação de recebíveis. Dessa forma, construtoras, loteadoras e incorporadoras conseguem adiantar a carteira de recebíveis do empreendimento.

Mas você deve estar se perguntando: antecipação de recebíveis? Securitização? Qual a relação disso tudo com o financiamento no ramo imobiliário?

Neste artigo, criado pela ConCapital, você vai entender exatamente como adiantar um valor que estaria disponível no futuro para financiar o capital de giro dos seus projetos utilizando o mercado de capitais.

O que é securitização?

Antes de falar do adiantamento da receita, é necessário a atividade que possibilita o acesso a esses recursos: a securitização. Mais especificamente, vamos falar da securitização imobiliária.

Este é o processo pelo qual uma empresa intermediadora transforma uma carteira de recebíveis em títulos lastreados em forma de direitos creditórios negociáveis no mercado de capitais. Os lastros são comprados por investidores ou fundos de investimento, que assumem o risco da dívida e, em troca, recebem a remuneração em cima dos pagamentos quitados.

Os investidores, em troca, são remunerados em cima dos pagamentos quitados, com taxas de juros mais interessantes devido ao risco assumido. Ainda, eles possuem a segurança de instrumentos de garantia, como a alienação fiduciária.

Com esse recurso, a empresa do segmento imobiliário pode viabilizar o seu empreendimento com mais assertividade em seu capital de giro. Também, diminui-se o risco de ter o projeto impactado pela inadimplência e pelos custos operacionais de manutenção da carteira.

Para aderir a essa oportunidade, no entanto, o credor deve contar com a parceria de uma empresa especializada em soluções de crédito autorizada pelos órgãos reguladores, como a ConCapital.

Como é feita a antecipação de recebíveis?

Entender a antecipação de recebíveis significa, basicamente, entender o processo de securitização. E a melhor maneira é partir de um rápido exemplo.

Imagine que uma construtora precisa entregar um prédio com dezenas de unidades residenciais. Grande parte desses apartamentos já foi vendida na planta, mas ela não contará tão logo com esses recursos devido às boas condições de parcelamento oferecidas a seus clientes.

Naturalmente, será necessário buscar por um investimento para concluir esse empreendimento. No entanto, as linhas de crédito tradicionais oferecidas pelos bancos não são atrativas e, principalmente, implicam em taxas de juros agressivas que podem se tornar um problema no futuro.

Neste cenário, com o apoio de uma securitizadora, a construtora tem como opção ter acesso antecipado a essa carteira de recebíveis. E, diferente do que muitos pensam, não é necessário que o empreendimento esteja construído para fazê-lo, tudo vai depender da estruturação do projeto.

Transformando recebíveis em CRIs

A securitizadora será o agente que emitirá os lastros no formato de Certificados de Recebíveis Imobiliários (CRIs). 

Esse ativo é, então, levado ao mercado de capitais e apresentado a fundos de investimento, como uma opção de títulos a longo prazo com boas garantias de retorno e mais vantajosos do que os outros investimentos de renda fixa não moderados.

Entretanto, não é qualquer projeto ou até a totalidade da carteira que vai, ou pode, ser securitizada.

Quando busca por esse tipo de financiamento, a empresa tem seu projeto estudado, passando por auditorias jurídicas e financeiras. Isso porque, além de trazer a receita ao seu cliente, também é papel da securitizadora prezar pela segurança dos ativos dos investidores.

As vantagens da antecipação de recebíveis

A antecipação de recebíveis é uma excelente forma de viabilizar a conclusão de um investimento e garantir que o capital  de giro não sofra grandes impactos no andamento do projeto.

Ainda, quando comparada às linhas de crédito tradicionais existe uma série de vantagens de impacto financeiro e operacional para empresas do ramo imobiliário:

  • Previsibilidade e agilidade no acesso ao capital que já teria acesso;
  • Vantagem competitiva para vender as demais unidades, já que os recursos para terminar o projeto foram injetados;
  • Diminuição do risco de impacto da inadimplência da carteira;
  • Redução de custos de financiamento, sem a necessidade de arcar com parcelas e juros;
  • Personalização no acesso ao crédito, pois a operação de securitização é estruturada com base nas necessidades da sua empresa.

Pontos de atenção sobre a antecipação de recebíveis

Por ter se popularizado mais recentemente, ainda existem alguns mitos em relação à securitização. Alguns deles demandam atenção, para evitar certas ilusões ou preconceitos ao considerar uma operação do tipo.

  • A compra dos CRIs por investidores não tira sua responsabilidade sobre a cobrança: mesmo com a entrada da securitizadora e dos investidores no negócio, ainda é responsabilidade da sua empresa garantir que os pagamentos sejam honrados por seus clientes;
  • Toda operação precisa de alienação fiduciária lote a lote: apesar de ser a mais conhecida, essa não é a única forma de garantia oferecida pelas securitizadoras.
  • Antecipação de recebíveis não é apenas para grandes empresas: de grandes corporações a empresas familiares, todas podem buscar esse tipo de financiamento;

O que achou? Entendeu como funciona a antecipação de recebíveis? Se ficou com alguma dúvida, deixe um comentário abaixo que responderemos!

Fale com um especialista da ConCapital e analise seu projeto conosco.

Clique no botão ao lado e entraremos em contato o mais breve possível!

Falar com um especialista
Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.