O que é home equity e quais são as suas vantagens?

Existem muitas oportunidades de crédito no mercado imobiliário. Das linhas de financiamento oferecidas por instituições financeiras aos serviços personalizados de securitização, os tomadores estão sempre buscando modelos que se enquadrem em suas necessidades.

Uma delas, ainda pouco conhecida no Brasil, é o home equity. Neste modelo, o credor disponibiliza os recursos para a operação tomando um imóvel como garantia. Dessa forma, é possível oferecer o juros menores e um prazo maior para quitação, visto que o bem envolvido na garantia torna o risco de inadimplência mais baixo.

Trata-se de um modelo de financiamento mais praticado na Europa e Estados Unidos. Porém, o Banco Central tem trabalhado para torná-lo mais acessível ao público, visto que há um grande potencial para o desenvolvimento do PIB.

Neste artigo, vamos explicar exatamente o que é, como funciona e quais as vantagens para sua empresa ao aderir o home equity. Continue lendo o conteúdo abaixo!

O que é home equity?

Home equity, também conhecido como empréstimo com garantia de imóvel, é um tipo de concessão de empréstimo no qual o tomador utiliza um imóvel quitado, residencial ou comercial, como garantia.

No período em que a dívida entre tomador e credor existir, a instituição financeira torna-se “dona” do imóvel, havendo a transferência de propriedade por meio de alienação fiduciária (explicaremos logo abaixo!).

Como dito no início deste artigo, o envolvimento de um altivo de alto valor como garantia permite que sejam oferecidas taxas de juros mais competitivas e bem como prazos mais interessantes para os clientes.

Outro detalhe interessante sobre esse tipo de empréstimo é que, diferente de outras linhas, você não precisa necessariamente especificar o destino do investimento.

O que é alienação fiduciária e qual sua relação com o home equity?

A alienação fiduciária está presente em diversos modelos de financiamento no mercado imobiliário.

Nela, a propriedade resolúvel do bem é transferida do devedor ao credor. O tomador do empréstimo mantém a posse direta do imóvel, apenas a titularidade é transferida – e isso apenas enquanto a operação não é quitada.

Esse não é um tipo de garantia restrita ao home equity. Entretanto, ela é usada em mais de 90% das operações desse modelo, devido a segurança passada aos investidores.

Home equity e hipoteca são a mesma coisa?

Não são. A principal distinção está no modelo de garantia majoritariamente utilizado no home equity, a alienação fiduciária.

Na alienação fiduciária, a propriedade do imóvel é transferida ao credor. Na hipoteca, a titularidade é mantida pelo tomador do crédito, enquanto a instituição que realizou o empréstimo fica com o bem gravado em seu favor.

Como a hipoteca representa riscos para quem está realizando o investimento, os juros costumam ser consideravelmente mais altos.

Quais são os benefícios do home equity?

Apesar de ainda ser pouco conhecido, o home equity traz uma série de vantagens para quem busca crédito. 

Ao envolver um imóvel quitado, o tomador tem segurança e utiliza um ativo próprio para viabilizar suas necessidades. Seja uma empresa, seja uma pessoa física, há empresas de serviços financeiros disponibilizando alternativas para todos esses públicos.

Essas são algumas das vantagens:

  • Melhores taxas em relação a investimentos tradicionais – desconto de duplicatas, antecipação de cartão de crédito etc.;
  • Mais segurança para o credor, o que permite juros mais baixos e prazos mais longos para pagar a dívida;
  • Possibilidade de usar imóveis comerciais e residenciais – próprios ou de terceiros;
  • Possibilita investimentos personalizados de acordo com o valor do imóvel – montantes de R$ 30 mil a R$ 4 milhões;
  • Modelo em franco crescimento. O Banco Central do Brasil estima que este pode ter participação relevante na fatia do PIB;
  • Ao contar com uma empresa de serviços financeiros para auxiliá-lo, você conta com um processo ágil, com análises e liberação do valor em curto prazo.

Como posso buscar esse tipo de investimento?

Hoje, grande parte das instituições financeiras possuem esse modelo em seu catálogo. No entanto, outras linhas são mais visadas devido ao retorno através dos juros.

Entretanto, existem empresas especializadas em serviços financeiros que entregam produtos feitos sob medida para as necessidades dos seus clientes. Com seu apoio, você poderá iniciar operações adequadas à sua realidade.

E isso se faz essencial para empresas, de todos os portes. Atualmente, as instituições tradicionais que oferecem empréstimos, têm portfólios limitados e descolados das necessidades de cada negócio.

A ConCapital está justamente nesse segmento! Oferecendo um vasto portfólio, com antecipação de recebíveis, home equity, compra de ativos estressados e muito mais!

No caso do empréstimo com garantia de imóvel, há um processo simples e ágil para chegar ao valor final. Análises de comprovação de renda, jurídica e avaliação do imóvel, tudo é feito de forma otimizada e com apoio da tecnologia para que o valor seja depositado em conta corrente o mais rápido possível.

E você? O que achou deste artigo? Quer saber mais sobre home equity e outros tipos de investimento? Visite a página da ConCapital e conheça nossos produtos. Também, deixe seu comentário abaixo, com dúvidas, ideias e complementos, que responderemos!

Fale com um especialista da ConCapital e analise seu projeto conosco.

Clique no botão ao lado e entraremos em contato o mais breve possível!

Falar com um especialista
Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.